terça-feira, 29 de março de 2011

10 Fetiches mais pertubadores



1 - Fetiche por HIV
A idéia dessas pessoas é tentar dormir com alguém que tenha Aids para tentar contrair a doença. Sim, isso realmente existe. E, apesar da maior parte de pessoas que tem fetiche por Aids ser homossexual ou bissexual, há heterossexuais que também têm essa "vontade". Os motivos podem ser "demonstrar o orgulho gay", tentar conseguir benefícios do governo e, a maioria, faz isso pela emoção. A maior parte dessas pessoas são viciadas em sexo que não conseguem sentir desejo se não tiverem um comportamento arriscado na "hora H".

2 - Vorarefilia (Fetiche por canibalismo)
O Título já diz tudo. As pessoas realmente têm fantasias e sonham em serem comidas ou comerem alguém em sentido literal. A maioria sacia seus desejos assistindo vídeos que simulam pessoas sendo assadas e depois devoradas.

3 - Erotofonofilia (Fetiche por assassinato)
São pessoas que são estimuladas sexualmente por assassinatos, como muitos serial killers que estupram suas vítimas antes ou depois de matá-las. Há mais erotofonófilos do que se pensa: mas eles se saciam simulando assassinatos com o consentimento dos seus parceiros.

4 - Fetiche por esmagamento
Há pessoas que se excitam ao verem (ou ouvirem) um pequeno animal, principalmente insetos, ser esmagado. Alguns chegam ao extremo de gostarem de ver um filhote de gato ser assassinado por um salto alto. Filmes com esse tipo de conteúdo, acredite ou não, existem aos montes na internet.

5 - Acromotofilia (Fetiche por amputados)
Na verdade há dois tipos de fetiche: a Acrotomofilia, que é a atração por gente que teve um membro amputado e a Apotemnofilia, que é o desejo sexual ao se imaginar sem um membro. Normalmente, os acromotófilos sentem atração por pessoas que já tem os membros amputados e não sonham em amputar os membros do parceiro, enquanto os apotenófilos se imaginam sem braços, pernas…

6 - Menofilia (Fetiche por menstruação)
A maioria dos homens acha o sangramento mensal extremamente nojento e jamais descreveriam o fenômeno como sexy. Mas há alguns que pensam de forma contrária. Eles até mesmo "espremem" absorventes para sugar seu sangue.

7 - Emetofilia (Fetiche por vômito)
Já que estamos falando de fluidos corporais… grande parte das pessoas, quando vê gente vomitando, quer vomitar junto. Mas há aqueles que acham o vômito incrivelmente atraente. Há aqueles que pedem para o parceiro(a) vomitar durante a relação sexual, o que é conhecido como "Ducha Romana".

8 - Fetiche por máscaras de borracha
Alguns acham rostos completamente estranhos e sem expressão muito atraentes. Apesar de não ser um fetiche perigoso, como outros já vistos nessa lista, é assustador pensar nessas faces muito estranhas.

9 - Simforofilia (Fetiche por atropelamento)
Há pessoas que realmente sentem fetiches por acidentes de carro e só conseguem ficar excitadas com a eminência de acabar em um. Tem casos de pessoas que "gostam demais" de outros tipos de desastres também: desabamentos, incêndios, explosões etc...

10 - Abasiofilia (Fetiche por mobilidade limitada)
Pode até parecer uma piada de mau gosto, mas há gente que se excita pela impossibilidade de movimento de pessoas paralisadas (paraplégicos e tetraplégicos, por exemplo).




5 Cinco fatos sobre a sexta-feira 13



1 - O medo compulsivo de sextas-feiras 13, um dos mais populares mitos científicos, é chamado de parascavedecatriafobia. Triscaidecafobia é o medo do número 13.

2 - Muitos hospitais não possuem quartos numerados "13". Alguns edifícios, como hotéis, também "pulam" o numeral "maldito" do 12 diretamente para o 14, em sua contagem de andares. Até mesmo alguns aeroportos tem o costume de ignorar a existência do 13 quando numeram seus terminais aéreos.

3 - O presidente americano Franklin Roosevelt nunca viajava em nenhum dia 13 (não importando em que dia da semana caísse). Também nunca permitia que 13 pessoas se sentassem à sua mesa em uma refeição. Outros famosos que temiam o número são Napoleão e o outro presidente americano Herbert Hoover.

4 - Mark Twain, o famoso escritor, foi, certa vez, o décimo terceiro convidado em uma festa. Um amigo o aconselhou a não ir ao evento. Quando voltou, Twain confirmou ao amigo que, realmente, ir à festa foi má sorte: "eles só tinham comida para 12 convidados". Em Paris, se uma pessoa supersticiosa for oferecer um jantar e tiver 13 convidados, ela pode contratar um "quatorzieme", um décimo quarto convidado profissional.

5 - O número 13, misticamente falando, é considerado portador de azar porque vem logo após o 12, que representa um número completo. Há 12 meses no ano, 12 signos do zodíaco, 12 deuses do Olimpo, 12 apóstolos de Jesus, 12 tribos de Israel, 12 trabalhos de Hércules e, estranhamente, 12 ovos em uma dúzia.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Antes e depois das drogas

A evolução da aparência de uma pessoa que usa drogas. Clique nas imagens para ver melhor.

Homens e Mulheres

É verdade que existem bombas atômicas perdidas no fundo do mar?


Há muito mistério sobre o assunto, mas é provável que sim. Um dos únicos estudos disponíveis sobre o tema foi realizado pela organização ambientalista Greenpeace, em 1989. Baseados em reportagens e em documentos sigilosos do Exército americano, os pesquisadores chegaram a uma conta alarmante: existem nada menos que 60 ogivas nucleares abandonadas no fundo dos oceanos! "De 1989 para cá, não há notícias de novas armas perdidas, mas ainda se sabe muito pouco sobre os segredos dos programas nucleares dos Estados Unidos, Rússia, França, China e Reino Unido", diz o cientista político Joshua Handler, especialista em armas nucleares da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e responsável pela pesquisa do Greenpeace.
Esse perigoso arsenal submarino teria sido uma herança principalmente de acidentes com navios ou aviões carregados de armas nucleares, ainda nos tempos da Guerra Fria. Se essas bombas perdidas existirem de fato, a possibilidade de um desastre é real. "A alta pressão e a corrosão no fundo do mar podem fazer com que o urânio ou o plutônio enriquecido vazem para o ambiente. Isso pode atingir toda a vida marinha do local e, em casos mais graves, poluir a costa ou dar origem a chuvas radioativas. Para o ser humano, dependendo do grau de contaminação, os efeitos podem ser mortais", afirma o ambientalista Sérgio Dialetachi, do Greenpeace Brasil.

Na Guerra Fria, EUA e União Soviética mantinham sempre aviões no ar carregados com bombas atômicas para "qualquer emergência".

Em 1961 um avião americano sobrevoava a Carolina do Norte qd teve uma pane e pegou fogo, soltando 2 bombas atômicas. Elas não detonaram pq estavam desarmadas.
Uma delas caiu num campo. A outra caiu em um pântano e nunca foi resgatada.

Em 1968 um avião com 4 Bombas atômicas caiu na Groelândia. Três delas foram achadas, mas a quarta nunca foi encontrada até hoje.


terça-feira, 15 de março de 2011

Premonição Existe! Afirma a revista Isto É

O Psicólogo Renomado da Universidade de Cornell, EUA - Daryl J. Bem, abriu uma polêmica no mundo da ciência. Ele fez 9 testes de premonições com mais de mil voluntários e teve respostas positivas acima da média considerada coincidência.

Seus 2 principais testes:

1 - Fotos Eróticas
100 estudantes iriam prever se uma foto que seria apresentada a eles teria teor erótico ou não

2 - Antecipando respostas
100 estudantes olhavam 2 fotos e tinham que adivinhar qual das duas iria aparecer na tela do computador.

Nos 2 testes os estudantes acertaram 53,1%
Além dos resultados, o estudo tem valor pela importância do psicólogo que resolveu desafiar a ciência. Com essa pesquisa, a revista "Isto É" afirma em sua capa, de 9/3/11, que "PREMONIÇÃO EXISTE".

Na matéria dentro da revista vem falando de vários casos de premonições, como por exemplo, no Instituto do Sono em SP, 30% dos pacientes contam ter sonhado com algo que depois se concretizou.
Mas claro sem provas, fica sempre a questão de acreditar ou não na pessoa...

Mas a revista tem também algumas premonições históricas incontestáveis como:

Titanic
O inglês Morgan Robertson em 1898 escreveu o livro "Futility or the Wreck of the Titan" que conta a história de um navio que bate em um Iceberg no norte do Atlântico no mês de abril, em que a maior parte das pessoas morrem por falta de botes salva-vidas. O livro foi escrito 14 anos antes do acidente do Titanic, o nome do capitão era o mesmo do livro: Smith.

11 de Setembro
Zak Martin no dia 5 de setembro de 2001 registrou em seu site o sonho que teve de uma aeronave batendo em um arranha-céu. Ele só errou a cidade, pq ele achou que era em Chicago.

Mamonas Assassinas
O Tecladista Júlio conta seu sonho num video caseiro gravado pelo cabelereiro dele. Ele fala que sonhou com um avião caindo... O video foi gravado 12hrs antes do acidente dos Mamonas...

Abraham Lincoln e o sonho profético (ou premonitório) a respeito de sua morte e enterro, que ele relatou tanto para o seu guarda-costas como para sua esposa, poucas horas antes do seu assassinato.

Mesmo sendo uma informação "empírica", portanto factível de comprovação o fenômeno chega a ser visto com bons olhos pelas pessoas. Os indivíduos que afirmam ter tido premonições normalmente dizem que a experiência ocorreu durante um sonho. As experiências podem variar em natureza, com tendências a ser um forte sentimento ou convicção de que algo ocorrerá (sendo a forma mais branda de premonição) as visões mediúnicas sobre os acontecimentos estando em estado de plena vigília e plena consciência. Estas visões normalmente são imagens capazes de aflorarem quando o ser humano está num estado de choque consciencial.
As premonições não são necessariamente o resultado de algo paranormal nem sobrenatural; é possível que a mente humana seja capaz de uma façanha extraordinária de raciocínio produzir uma vista exata do futuro. Várias idéias apóiam o sentido deste pensamento ou noção.
No oriente, o livre acesso "para fora da condição temporal" pode ser conseguido pelos "yogues", acessando o que dizem ser os "registros Akáshicos". É sabido que os autistas são capazes de executarem façanhas surpreendentes sem esforço aparente, apenas utilizando as habilidades mentais. Na sabedoria popular é comum dizer que: "se dormimos pensando em um problema freqüentemente resulta em acordar com a solução". A mente humana está plena de informação, experiência e conhecimento a respeito do mundo. Se a mente é capaz de tal cálculo, então há provavelmente um meio de aumentar esta capacidade. A concentração durante um trabalho pode ser alcançada com eficiência caso seja possível excluir todos os pensamentos e idéias alheias ao assunto, incluindo chamados e advertências. O que é necessário é um estado de associação livre, onde a mente se concentre em um tema qualquer em particular, mas permanecendo livre para considerar idéias casuais. As poucas pessoas que informaram sobre os sonhos e experiências premonitórias relataram que as "premonições" ocorrem em intervalos de alguns meses, e que vêm a mente inesperadamente, de forma espontânea.

Como funciona uma usina nuclear?

Dá para simplificar o sistema assim: o coração dessas usinas, o reator nuclear, usa a energia contida no interior do átomo para, simplesmente, ferver água. Daí para a frente, tudo funciona como em uma usina a vapor qualquer, movida a carvão ou petróleo: o vapor d’água gira uma turbina, que movimenta um gerador, produzindo energia elétrica. A primeira usina nuclear do mundo foi inaugurada em 1954, em Obininsk, na antiga União Soviética. Hoje, esse tipo de tecnologia fornece 17% da energia elétrica do mundo. Uma vantagem das usinas é que podem ser construídas em qualquer lugar - não dependem, por exemplo, de um rio, como as hidrelétricas. Além disso, o combustível que move as usinas nucleares - em geral, o urânio - é abundante e bastam alguns quilos para gerar uma energia equivalente à queima de um prédio de cinco andares cheio de gasolina. A principal desvantagem são os diversos tipos de resíduos e materiais radioativos que elas produzem.
Esse chamado "lixo nuclear" precisa ser armazenado cuidadosamente, pois oferece riscos de contaminação durante centenas de anos. Outro problema são os acidentes. Os casos mais conhecidos são os das usinas de Three Mile Island, nos Estados Unidos, em 1979, e de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. "O tipo de reator usado no Brasil, nas usinas Angra I e Angra II, é o mais seguro de todos. Nunca se registrou nenhum acidente com ele", diz o engenheiro José Itacy Nunes, da Eletronuclear, empresa sediada no Rio de Janeiro que administra as usinas. Que continue assim!

Afinal, o que houve no Japão foi terremoto ou maremoto?


Com o tsunami ocorrido no Japão, que culminou na morte de centenas de pessoas, boa parte dos noticiários afirmam que o fenômeno que desencadeou a tragédia foi um terremoto.
Entretanto, esse não é o termo científico mais apropriado para o fato. Rogério Marcon, geólogo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que no caso do abalo sísmico que acometeu o Japão o termo mais adequado é maremoto.
Isto porque o abalo ocorreu nas placas tectônicas localizadas no "assoalho oceânico" próximo à costa do Japão, ou seja, no fundo do mar, formando um degrau entre elas.
Em consequência desse movimento, formou-se o tsunami que atingiu o país.
"Se o abalo tivesse levado a um movimento lateral, não haveria a formação de tsunami", conta o geólogo.
"A formação do degrau repentino gerou a movimentação da água, que formou uma onda e arrebentou na praia. Na medida em que essa onda avança, ela perde em velocidade mas ganha em altura", explica Marcon.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Curiosidade sobre o Ciúme: O veneno dos relacionamentos


De acordo com os psicólogos israelenses Ayala Pines e Elliot Aronson, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade.". Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito analitico do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - o que faz criar tumulto.
Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia Marini, esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, vergonha de se perder o amor da pessoa amada. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão.
A explicação psicológica do ciúme pode ser uma persistência de mecanismos psicológicos infantis, como o apego aos pais que aparece por volta do primeiro ano de vida ou como consequência do Complexo de Édipo não resolvido; entre os quatro e seis anos de idade, a criança se identifica com o progenitor do mesmo sexo e simultaneamente tem ciúmes dele pela atracção que ele exerce sobre o outro membro do casal; já na idade adulta, essas frustrações podem reaparecer sob a forma de uma possessividade em relação ao parceiro, ou mesmo uma paranoia.
Nesse tipo de paranoia, a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar “evidências” da traição. Nas formas mais exacerbadas, o ciumento passa a exigir do outro coisas que limitam a liberdade deste.
Algumas teorias consideram que os casos mais graves podem ser curados através da psicoterapia que passa por um reforço da auto-estima e da valorização da auto-imagem. Porém várias teorias criticam a visão psicanalítica tradicional (exemplo:esquizoanálise).
Outros casos mais leves podem ser tratados através da ajuda do parceiro, estabelecendo-se um diálogo franco e aberto de encontro, com a reflexão sobre o que sentem um pelo outro e sobre tudo o que possa levar a uma melhoria da relação, para que esse aspecto não se torne limitador e perturbador.

Ciúme é uma reação complexa porque envolve um largo conjunto de emoções, pensamentos, reações físicas e comportamentos:
  • Emoções - dor, raiva, tristeza, inveja,medo, depressão e humilhação;
  • Pensamentos - ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem, autocomiseração;
  • Reações físicas - taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito, dores físicas.
  • Comportamentos - questionamento constante , busca frenética de confirmações e ações agressivas, mesmo violentas.

Ciúme como mero sentimento

O ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como o tédio e a raiva. Nós sempre vivenciamos este sentimento em algum momento da vida, diferem apenas suas razões e as emoções que sentimos. Como todo sentimento, tem seu lado positivo e seu lado negativo.

O lado positivo: protege o amor

Nos relacionamentos onde os sentimentos de ciúme são moderados e ocasionais, ele lembra ao casal que um não deve considerar o outro como definitivamente conquistado. Pode encorajar casais a fazer com que se apreciem mutuamente e façam um esforço consciente para assegurar que o parceiro se sinta valorizado.
Ciúme potencializa as emoções, fazendo o amor se sentir mais forte e o sexo mais apaixonado. Em doses pequenas e manejáveis, ciúme pode ser um estímulo positivo num relacionamento. Mas quando é intenso ou irracional, a história é bem diferente.

O lado negativo: prejudica o amor

Às vezes sentimentos de ciúme podem ficar desproporcionais. Por exemplo, quando um homem provoca uma cena embaraçosa numa festa porque sua mulher aceita um convite para dançar com um velho amigo ou quando uma mulher é tomada de ciúmes excessivos pelo fato de o marido ter uma mulher como chefe no trabalho.
Este tipo de reação pode afetar gravemente uma relação, levando o outro parceiro a sentir-se constantemente pisando em ovos para evitar uma crise de ciúme. O parceiro ciumento, muitas vezes ciente de seu problema, oscila entre sentimentos de culpa e auto-justificação.

Ciúme e inveja

O ciúme está intimamente relacionado à inveja. A diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda presente no ciúme. Mas ambas são um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem. Quanto mais baixa for a auto-estima, mais propensa está a pessoa de sofrer com um dos dois sentimentos.
Outra diferença entre ambos reside no fato de o ciúme, quando ultrapassa certo limite, se transforma em patologia, coisa que não acontece com a inveja.
Ciúme e inveja desviam o foco de quem os sentem para os cuidados com a própria vida, tão preocupado fica com a vida de outra pessoa. Por outro lado, se enfrentados, podem levar a atitudes positivas como melhorar a aparência, desenvolver novas habilidades e trabalhar a auto-estima.

Ciúme patológico

O ciúme patológico é visto pela psiquiatria como uma espécie de paranóia (distúrbio mental caracterizado por delírios de perseguição e pelo temor imaginário de a pessoa estar sendo vítima de conspiração). Para o ciumento, a fronteira entre imaginação, fantasia, crença e certeza se torna vaga e imprecisa, as dúvidas podem se transformar em ideias supervalorizadas ou delirantes.
Quem sente ciúme a esse nível tem a compulsão de verificar constantemente as suas dúvidas, a ponto de se dedicar exclusivamente a invadir a privacidade e tolher a liberdade do parceiro: abre correspondências, bisbilhota o computador, ouve telefonemas, examina bolsos, chega a seguir o parceiro ou contrata alguém para fazê-lo. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, além de reconhecidamente ridícula até pelo próprio ciumento, não ameniza o mal estar da dúvida, até o intensifica.
A pessoa ciumenta apresenta na sua personalidade um traço marcante de timidez e sentimentos de insegurança, problemas que costumam ter raízes na infância . Nesse caso, o tratamento passa por aplicação de técnicas de psicoterapia para melhorar a confiança do paciente em si mesmo. O processo deve envolver sua família pois o apoio no lar é imprescindível nesses casos. Reduzido o sentimento de insegurança, é esperado que diminua a aflição do ciúme. Só quem confia em si mesmo pode confiar em outros, de modo que parece lógico começar o tratamento pelo fortalecimento da autoconfiança.
Não menos importante é atacar os sintomas físicos que o ciúme patológico provoca. O desequilíbrio no sistema nervoso aumenta o nível de adrenalina, interfere na dinâmica dos neurotransmissores e está na origem de muitas doenças psicossomáticas. Por isso, é fundamental apurar as causas desses sintomas e gastar a energia negativa em atividades como os exercícios físicos, meditação e trabalho que traga gratificação.

Ciúme entre irmãos

Muitos pais consideram que o ciúme, raiva ou inveja não são sentimentos nobres e que não podem conviver com outros sentimentos assim considerados. Ciúme e amor, no entanto, não se excluem, irmãos podem sentir ciúmes um do outro e ao mesmo tempo amarem-se. Neste ponto, não diferem dos adultos.
Alguns pais ficam receosos quando decidem ter o segundo filho, por não se considerarem preparados para dividir a atenção entre eles. Outros temem causar qualquer tipo de sofrimento ao primogênito. É comum os pais se reportarem a suas próprias experiências infantis e lembrarem como se sentiram com relação aos irmãos e ao afeto de seus pais.
Um recém-nascido demanda uma atenção mais intensa e imediata e o que acaba acontecendo é o primogênito sentir-se prejudicado por não ter mais a atenção exclusiva dos pais.

Ciúme em cães

Apesar de o ciúme ser uma emoção humana, muitos proprietários de cães notam que seus animais de estimação parecem exibir comportamentos aparentemente ciumentos. Geralmente isso ocorre quando uma nova pessoa entra na casa do dono e passa um longo período de tempo com ele. Exemplos clássicos são novos parceiros e a chegada de um novo bebê. São intrusos, invasores do território familiar, que tomam o tempo precioso e exclusivo que o cão passava com seu dono e, por consequência, eles se sentem negligenciados. Bem parecido com o que sentem as crianças humanas quando ganham um irmão.
O cão nessas circunstâncias desenvolve comportamentos depressivos como recusa ao convívio social, inatividade e perda de apetite e, no limite, agressividade.
O processo que desencadeia essa reação no cão é instintivo, somente na aparência parecendo-se com o sentimento do ciúme. O cão, por instinto, é cioso de seu espaço, que logo delimita, comportamento repetido de seus ancestrais que viviam na natureza. Quando o espaço é invadido por outro animal, a reação é, por instinto, agressiva. É a mesma reação que ocorre quando cães de guarda atacam quem invada o local guardado.
Mas quando o animal pressente que o intruso é pessoa ligada a seu dono, se vê impedido, pelo adestramento, a reagir de forma agressiva, e daí, forçado a contrariar seus instintos, desenvolve atitudes ciumentas.

Olhos


O olho é um órgão dos animais que permite detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos elétricos. Os olhos mais simples não fazem mais do que detectar se as zonas ao seu redor estão iluminadas ou escuras. Os mais complexos servem para proporcionar o sentido da visão. O cristalino, uma lente natural, focaliza a imagem.
Os olhos compostos que se encontram nos artrópodes (insetos e animais similares) são formados por muitas facetas simples que dão uma imagem pixelada (não imagens múltiplas, como normalmente se crê).
Nos seres humanos e nos outros hominídeos a retina é constituída por dois tipos de células foto-receptoras, os bastonetes, que nos dão a percepção de claro e escuro, e os cones, que nos dão a percepção das cores.
Na maioria dos vertebrados e em alguns moluscos, a função do olho é permitir que a luz se projete em um painel sensível à luz, conhecida como a retina, na parte traseira do olho, onde a luz é detectada e convertida em sinais elétricos. Estes são transmitidos então ao cérebro através do nervo ótico. Tais olhos são tipicamente esféricos, preenchido com uma substância gelatinosa transparente chamada o humor vítreo, com uma lente, o cristalino e um diafragma, a íris, que regula a intensidade da luz que entra no olho. Nos humanos e outros mamíferos, a focalização é feita alterando a forma da lente através de um sistema de músculos. Os cefalópodes, peixes, anfíbios e serpentes conseguem a focalização encurtando a lente, como uma câmera focaliza.

O olho humano tem diâmetro antero-posterior de aproximadamente 24,15 milímetros, diâmetros horizontal e vertical ao nível do equador de aproximadamente 23,48 milímetros, circunferência ao equador de 75 milímetros, pesa 7,5 gramas e tem volume de 6,5cc.
O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coroide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar a parte vascular. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa.
Existe ainda o humor aquoso que é um líquido incolor e que existe entre a córnea e o cristalino. O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche todo o espaço interno do globo ocular atrás do cristalino. Tudo isso funciona para manter a forma esférica do olho.
O cristalino é uma espécie de lente que fica dentro de nossos olhos. Está situado atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina. A retina é composta de células nervosas que leva a imagem através do nervo óptico para que o cérebro as interprete.
Não importa se o cristalino fica mais delgado ou espesso, estas mudanças ocorrem de modo a desviar a passagem dos raios luminosos na direção da mancha amarela. À medida que os objetos ficam mais próximos o cristalino fica mais espesso, e para objetos a distância fica mais delgado a isso chamamos de acomodação visual.
O olho ainda apresenta, as pálpebras, as sobrancelhas, as glândulas lacrimais, os cílios e os músculos oculares. A função dos cílios ou pestanas é impedir a entrada de poeira e o excesso da luz. As sobrancelhas também têm a função de não permitir que o suor da testa entre em contato com os olhos.
A conjuntiva é uma membrana que reveste internamente duas dobras da pele que são as pálpebras. São responsáveis pela proteção dos olhos e para espalhar o líquido que conhecemos como lágrima.
O líquido que conhecemos como lágrimas são produzidos nas glândulas lacrimais, sua função é espalhar esse líquido através dos movimentos das pálpebras lavando e lubrificando o olho.

Curiosidades

  • A visão do peixe-mandarim é bem desenvolvida, acima da média dos outros peixes, sendo que seus olhos são capazes de identificar até as cores do ambiente.[carece de fontes?]
  • As cobras da espécie arboreal geralmente têm a visão melhor do que a espécie terrestre. Apesar da visão das cobras não ser particularmente notória, não impede a detecção de movimento. Para além dos olhos, algumas serpentes (crotalíneos e pítons), têm receptores infravermelhos sensíveis em sulcos profundos entre a narina e os olhos que lhes permitem "ver" o calor emitido pelos corpos.[carece de fontes?]
  • Os morcegos possuem uma boa visão que se complementa com a ecolocalização que é a emissão de ondas ultra-sônicas.
  • Os animais noturnos enxergam muito bem à noite e possuem olhos geralmente grandes. Têm hipersensibilidade à luz do sol.
As aves de rapina possuem um poder de visão bem acima da média dos outros animais podendo enxergar a quilômetros de distância como se estivessem a poucos metros.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Os computadores mais legais do mundo

Do mesmo modo que algumas pessoas personalizam seus carros, existem algumas que personalizam seus computadores. Esse tuning de PC se chama casemod.
A maior parte dessas modificações são pequenas, mas alguns pessoas investem forte e criam obras de artes com seus PC’s, como você pode ver nas imagens:
0,,16850551-FMM,00
0,,16850553-FMM,00
800px-CasemodCP2
0,,16850559-FMM,00
569232.casemod_campus_party_tecnologia_433_324
bender_casemod
casemod19
casemod21
casemod-bizarro-pc
computador-nave
computador-radio
images
pc_case_mod_17
R2D2-computador
radio_07
stylish-xbox-case-mod
unreal-tournament-casemod
wall-e-case-mod-01
wood-PC