segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mudança de clima acabou com dinossauros antes de asteróide


O frio estava matando dinossauros muito antes do asteróide que muitos cientistas acreditam ter acabado com a espécie.

O asteróide que teria atingido a Terra há 65 milhões de anos, no período cretáceo, pode ter sido apenas o tiro de misericórdia.

Especialistas australianos estão afirmando que quando o asteróide se chocou com o planeta, metade dos dinossauros já havia morrido porque o clima tinha esfriado demais.

Eles se baseiam em exames dos isótopos de oxigênio em fósseis, que indicam a temperatura quando os fósseis foram formados, permitindo aos cientistas analisar mudanças de clima ao longo do tempo.



Esfriamento da Terra

Fósseis de dinossauros encontrados em Alberta, no Canadá, e que datam de sete milhões de anos antes da colisão do asteróide até a época da colisão, mostram que a temperatura média na região caiu de 25ºC para 15ºC.

Por causa do sangue frio, répteis como crocodilos e tartarugas, além dos dinossauros, morreram em consequência do clima mais frio.

Também houve uma queda no nível de chuvas, durante o mesmo período, mas David Eberth, do Museu Real Tyrrell de Paleontologia, que chefiou a pesquisa, diz que não está claro o porquê de os dinossauros terem sido afetados tão dramaticamente.



Temperatura do Corpo

Angela Milner, Palenteóloga do Museu de História Natural de Londres disse à BBC que "muita gente já havia sugerindo que a razão para o declínio dos dinossauros tinha sido a mudança de clima, mas este estudo consegue demonstrar categoricamente que houve uma queda drástica na temperatura".

Ela explica que os dinossauros podem ter resistido mais tempo do que outros répteis à queda da temperatura, porque o tamanho deles permitia que eles mantivessem a temperatura do corpo constante.

Mas eles não poderiam ter resistido por muito tempo.

"Na percepção popular, os dinossauros morreram porque o planeta foi atingido pelo asteróide, mas este estudo não favorece a crença", acrescenta Milner.

"Mas a colisão pode ter sido o tiro de misericórdia", afima a estudiosa.

O estudo foi publicado na revista Chemistry and Industry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário