quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Gatos



Os gatos, mesmo dormindo, percebem o ambiente em seu redor!

Sim, isso acontece com todos os felinos e não apenas com o gato domésticos. "Durante o sono o cérebro desses animais mantém uma atividade básica, que registra os estímulos sonoros ao seu redor", afirma o neurobiólogo Gilberto Xavier, da USP. O mais curioso é que além disso, eles ainda conseguem selecionar, entre esses ruídos, aqueles que lhe interessam, normalmente associados à alimentação, como o abrir e fechar a porta da geladeira ou o arrastar da sua tigela de comida. Já barulhos como o de uma máquina de lavar roupa são ignorados. Outro aspecto assombroso do sono felino é a quantidade de tempo que eles passam dormindo: nada menos que 16 horas por dia, o dobro da maioria dos mamíferos!

Porque os gatos sempre caem nas quatro patas?

Embora gatos sejam escaladores bastante eficientes, algumas vezes eles caem e, quando isto acontece, entra em ação um mecanismo bastante interessante, que faz com que seu corpo se endireite rapidamente.
Quando começa a cair, com o corpo virado para baixo, inicia-se uma reação automática na cabeça e no rabo do gato. Inicialmente, a cabeça gira até ficar de frente para o chão. Logo as patas dianteira se colocam perto da face, para protegê-la do impacto. Uma fração de segundo depois, a parte superior da espinha é alinhada com a cabeça. As patas dianteiras se esticam preparando-se para a aterrissagem. O gato então torce a parte traseira de modo a alinha-la com a frente do corpo. Finalmente, quando está bem próximo ao solo, o gato estica todas as quatro patas em direção ao chão e arqueia as costas, de modo a reduzir a força do impacto. É interessante notar que, durante todo o movimento, o rabo está ereto e girando como um propulsor, ajudando a equilibrar o corpo.
ATENÇÃO: Esse mecanismo só funciona quando o gato cai de uma altura pequena.

O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.
 

· O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.
 

· Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.

· Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.
 
· A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.
 
· Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.

Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.
 

·Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar.
 

· Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto..

O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário