sábado, 6 de outubro de 2012

A história do heavy metal



O heavy metal é meu estilo músical favorito, mais não é só por isto que resolvi falar sobre ele. Acho muita coisa no metal muito interessante, até mesmo pra quem não curte o gênero.

O heavy metal surgiu como uma evolução do hard rock, buscando uma sonoridade mais rápida, técnica, obscura e pesada. A primeira banda a ser considerada como sendo de heavy metal foi o black sabbath. Por volta do fim dos anos 70 o heavy metal começou a ganhar uma forma definitiva com bandas como judas priest, iron maiden, accept, saxon, diamond head, grim reaper, mercyful fate, motorhead, angel witch e blizkrieg.

Nos anos 80 o heavy metal ganhou vários subgêneros: thrash metal, death metal, doom metal, speed metal, power metal, hard n heavy, prog metal, black metal, white metal e viking metal.

Já nos anos 90 gothic metal, new metal, industrial metal, alternative metal, death metal melódico, black metal sinfônico, epic metal, symphonic metal, metalcore, groove metal e folk metal. É considerada a pior década para o estilo.

Anos 2000, esta década passada nos trousse mais alguns subgêneros novos como avant garden metal, math metal, post metal, sludge metal, southern metal, oriental metal e metal experimental.
Como podem ver, tem para todos os gostos, e estão sempre surgindo subgêneros.

Temas típicos de bandas de metal: terror, guerra, morte, sexo, política, suicídio, depleção, niilismo, religião, satanismo, ódio, revolta, amor, desilusão, fantasia, temas históricos, ufologia, enigmas, hipocrisia, nacionalismo, folclore, drogas, natureza, comportamento humano, literatura, tragédia, ocultismo.

Geralmente as músicas no metal são bem complexas, rápidas, ou lentas, técnicas ou mais simples, com forte influencia erudita, ou não. Isto vai depender de cada estilo. Outra característica do metal é o vocal diferenciado, variando do limpo, lírico, soprano, ríspido, groove e gutural.
O foque maior são os solos de guitarras, muitas vezes melódicos, rápidos e longos.
Não esquecendo tb os riffs e bases que tb é algo bem marcante no metal, assim como o uso de pedal duplo para bateria.

O estilo tb é avesso as grandes mídias (rádios,tv) produzindo poucas músicas a serem consideradas comerciais. Quem gosta de heavy metal é conhecido como headbanger, metalhead ou pelo nome popular no Brasil, metaleiro. O país onde o metal é mais popular e possui mais bandas é a Finlândia, seguido de outros países da europa nórdica. No Brasil a banda mais popular é o sepultura, seguido de outras bandas brasileiras como angra, shaman, viper, korzus, vulcano, torture squad, hangar, dr.sin, silent cry, shadowside, hibria, ocultan, tuatha de danann, sarcofago, krisiun e etc. Já o maior festival do estilo no mundo é realizado todos os anos na Alemanha.. o Wacken open air. No brasil acontece tb grandes festivais onde é comum tocarem bandas de metal.. como Rock in Rio, Monsters of Rock, Live n Louder, Lollapalooza, Roça n Roll e etc.

A banda inglesa iron maiden, foi uma das que conseguiu ser mais bem sucedida na cena metal mundial, foi a banda mais popular do estilo nos anos 80, assim como black sabbath foi nos anos 70. já nos anos 90 o metallica foi a que mais se destacou, seguido nos anos 2000 por outra banda americana o system of a down. Ainda é cedo pra falar qual vai ser a banda mais popular desta década, mais tudo indica que será a de metalcore, avenged sevenfold.

Alguns gêneros do metal nunca foram bem aceitos, como o caso do new metal, industrial metal, metalcore e white metal. Por serem gêneros mais expostos a mídia, e por certas misturas que fogem muito do contexto do metal. (obs: eu particularmente nunca aceitei o new metal como um subgênero do heavy metal, e o white metal por ser algo que usa o som para fazer apologia religiosa.) mais nada contra quem gosta, afinal cada um com seu gosto.

Um erro fatal de quem é de fora da cena metal, é julgar as pessoas que curtem de satanistas (obs: nada contra quem seja) drogados, vândalos, imaturos e etc. Nem todos são assim. Como o heavy metal é um estilo que geralmente vc começa a gostar na adolescência buscando sua identidade, ou seja personalidade,  pessoas não adeptas ao estilo músical vê nesses adolescentes pessoas como citadas acima.. Pela falta ainda de maturidade. Não se deve opinar sobre aquilo que não entende.

Autor: Victor H.J


Nenhum comentário:

Postar um comentário