Todo mundo já ouviu falar dele em algum momento, nem que seja nos famosos “testes de DNA” do Ratinho, mas muitas pessoas não sabem exatamente o que essas três letrinhas significam e todas as suas implicações para a vida.
A busca pelo DNA
Veja ao VIVO mais de 700 câmeras ao vivo pelo BrasilEssa tal de DNA só foi descoberto pela humanidade em 1957, por James Watson e pelo britânico Francis Crick, que depois ganharam um Nobel de Medicina por seu feito. Só que desde a descoberta do DNA até a sua compreensão completa, houve um longo caminho cheio de desafios, que geraram uma das maiores pesquisas que a humanidade já fez em todo sua história.
O Projeto Genoma Humano foi uma pesquisa em larga escala que se iniciou em 1990 e levou 13 anos para sua conclusão, contando com mais de 5 mil pesquisadores ao redor do mundo e teve um orçamento que chegou a casa dos 50 bilhões de dólares.
Depois de mais de um década de sacrifícios e estudos que exploravam um campo totalmente novo, o resultado sonhado foi alcançado. No dia 14 de abril de 2003, foi anunciado mundialmente que a humanidade havia decodificado 99% do DNA humano, com um precisão de 99,9%.
O que é o DNA?
O DNA, basicamente, é a receita da vida. Ele é quem esquematiza tudo para que um ser, que incialmente é apenas uma célula, possa se tornar uma criatura altamente complexa e cheia de partes diferentes.
Ou seja, o DNA humano é o que nos molda do jeito que somos. Naquela estrutura com formato estranho estão gravados todos nossos detalhes, desde a cor dos olhos, até o desenhos dos ossos e como nosso cérebro vai ser desenvolvido. Sem ele não há vida, pois todos os seres vivos usam essa estrutura para passar seus genes adiante. Sendo assim, o DNA é sinônimo de vida.
O DNA, incrivelmente, não está guardado a sete chaves dentro do nosso corpo, na verdade ele está dentro de todas as células que nos compõe, ou seja, qualquer parte do corpo humano guarda todos os dados necessários para sua criação.
Resumindo, o DNA é uma estrutura que está em todas as suas células e é mais ou menos assim:
Nesses pedacinhos formados por diversos elementos químicos estão os dados básicos para criação dos seres vivos, dados que são transmitidos de geração para geração.
Curiosidades sobre o DNA
- Graças ao DNA que os primeiro clones foram possíveis;
- Existe uma ciência chamada Engenharia Genética, a qual manipula diretamente o DNA para criação de “novos” seres com capacidades diferentes;
- Acredita-se que no futuro próximo, os pais poderão escolher a cor dos olhos, altura, cor dos cabelos dos filhos, etc. Tudo isso graças a manipulação de DNA;
- O teste de DNA possui 99,9% de precisão, pois o DNA de uma pessoa é herdado de seus pais, assim não existe a possibilidade de enganar tal exame.
Fonte: gplus/diegomartins
Nenhum comentário:
Postar um comentário